Aplicativo que resolve equações matemáticas com a câmera do smartphone

Por Paulo Montenegro – A MicroBlink, uma empresa especializada em tecnologia de reconhecimento de texto, tem desenvolvido mecanismos poderosos para câmeras de aparelhos portáteis nos últimos dois anos. Um exemplo destes, é o PhotoMath.

O aplicativo possibilita a resolução de equações matemáticas em um piscar de olhos, basta para isso, o usuário focar a câmera e enquadrar a equação no espaço delimitado, que automaticamente, tem o resultado exibido, tudo em tempo real.

A Startup espera adentrar no mercado vendendo sua tecnologia de reconhecimento para outras empresas maiores que necessitem desse tipo de serviço. O CEO e Co-fundador da MicroBlink, Damir Sabol, informou em uma entrevista recente: “Não somos uma empresa do ramo educativo, estamos promovendo nossa visão de tecnologia com o PhotoMath”. Antes do app, a empresa trabalhava no PhotoPay, um serviço que simplificava o pagamento de contas, que funcionava de forma um pouco similar: Ao receber uma conta impressa, você a escaneava, e o app automaticamente fazia o pagamento. O PhotoPay já estava licenciado em 14 bancos diferentes na Europa.

Toda tecnologia por trás destes aplicativos funciona reconhecendo frames de vídeo e caracteres OCR, por isso, vale ressaltar que ela ainda não é compatível com equações escritas à mão. Por ser uma empresa nova, a MicroBlink ainda não é muito conhecida economicamente falando, entretanto, agora que sua tecnologia de reconhecimento está desenvolvida o suficiente, a empresa se focará em atualizações para seus produtos e investimentos internos.

O PhotoMath só está disponível para iOS e Windows Phone por enquanto, com o lançamento para o sistema Android programado para início de 2015. Você encontra os links para download no final da matéria original clicando aqui.

Conheça a Mobile Xpert

Fonte: Yahoo