Build 14316 do Windows 10 para Desktop liberada pra Insiders

Desta vez a atualização traz muitas novidades, confira:

Bash rodando nativamente no Windows: Nesta build você pode rodar nativamente o Bash do Ubuntu no Windows, assim como anunciado na última conferência da Microsoft, Build 2016.

CMD - Bash
CMD – Bash

Cortana multi-plataforma: A partir de hoje, a Microsoft está lançando novas funcionalidades para o dia a dia dos Insiders, mantendo uma perfeita sincronização através de todos os dispositivos que usa a Cortana para ficar conectado (Windows Phone e Android).

Aqui estão algumas das funções adicionadas a Cortana:

Notificações para quando a bateria está baixa: A Cortana irá informar quando a bateria do seu celular estiver baixa através do seu computador.

Encontrar o seu telefone: Todos nós perdemos nossos telefones de vez em quando, e agora é possível pedir a Cortana para procura-lo usando um PC.

Compartilhe direções e rotas através dos dispositivos: Até hoje as pessoas fazem muitos esforços para traçar rotas. Abrir o link de um e-mail em um dispositivo e reabri-lo em outro para procurar no mapa a localização é um exemplo.

Hoje, essa barreira está sendo quebrada pela Microsoft. Você poderá acessar detalhes da navegação com a Cortana através de todos os seus dispositivos.

Cortana está mais fácil de configurar: Se você estiver um uma região em que a Cortana já é suportada, o sistema irá automaticamente baixar o pacote de voz do idioma desejado.

Extensões para o Microsoft Edge: Como anunciado anteriormente, o suporte para as extensões no Microsoft Edge. Hoje, está disponível duas novas extensões: Pin It Button e o OneNote Clipper. Em adição a isso, foi atualizado também: Reddit Enhancement Suite, Mouse Gestures, e o Microsoft Translator.

Novo skype: Agora é possível experimentar o novo Skype que foi anunciado a algunss dias atrás. O novo Skype inclui muitas funções da versão desktop, e terá novas funções chegando nas próximas semanas. Por enquanto disponível somente para PCs.

Centro de notificações: Agora é possível selecionar quais aplicativos são mais importantes para serem exibidos na Central de Ações. Vá em Configurações > Sistema > Notificações e ações.

Emojis atualizados: Todos emojis exclusivos da Microsoft foram atualizados, e alguns do padrão Unicode.

Novos emoji do Windows 10
Novos emoji do Windows 10

Melhorias na personalização: Agora é possível alterar o sistema para o modo escuro, assim como no mobile. Para fazer esta alteração vá em Configurações > Personalização > Cores.

Quando você muda para o modo escuro, aplicativos como Configurações, Loja, Alarme e Relogio, Calculadora e outros aplicativos que tiverem integração mudará para um tom escuro.

Nova forma de acessar o PC: Usando o novo aplicativo Connect, você pode trazer a experiência do seu celular (via Continuum) para o PC sem precisar de uma dock ou Miracast.

Melhorias no desktop virtual: Agora você pode pinar uma janela para que ela fique disponível em todos os desktops.

Novo processo de atualização: Quando a nova build for instalada em seu PC você verá que há uma nova interface para isso. Agora também é possível adicionar uma hora na qual você está mais ativo no seu dispositivo, evitando assim que a instalação de novas atualizações chegue no sistema em horários inconvenientes.

Nova tela de upgrade
Nova tela de upgrade

Configurações da bateria: Sendo renomeado agora para apenas “Bateria”.

Comente no Feedback Hub: Agora é possível comentar no feedback dentro do Feedback Hub – visualizar comentários de engenheiros da Microsoft – uma função que deverá ser usada para compartilhar pensamentos e discutir sobre uma sugestão.