Como aproveitar ao máximo a câmera do seu Moto

Em tempos de Instagram, basta um smartphone para que qualquer pessoa se transforme em um fotógrafo amador! Para alguns, a brincadeira acaba virando hobby ou até profissão.

Mas, mesmo com o constante avanço da qualidade das câmeras dos aparelhos, nossos cliques nem sempre saem da melhor maneira possível: às vezes erramos no foco, na iluminação, não enquadramos bem a paisagem…

Por isso preparamos o passo a passo a seguir, que vai ajudar você a aproveitar ao máximo todos os recursos que a câmera do seu Moto tem a oferecer! Pegue essa dica:

Limpe a lente.

Parece óbvio, mas não é: suas fotos podem não ficar tão legais pelo fato de a lente estar coberta por uma película de gordura. Por isso é bom limpar a lente da câmera com frequência.

limpe-a-lente

Ative o foco manual.

A maioria dos smartphones atuais têm um foco automático, mas nem sempre o software seleciona a área correta da foto, já que não consegue prever o que a gente quer destacar em cada imagem. Por isso é recomendável ativar o foco por toque e selecioná-lo individualmente na hora de tirar cada foto, clicando na área que você quer ressaltar.

ative-o-foco-manual

Use as duas mãos.

A maioria das pessoas costuma usar o smartphone com uma mão só, mas, na hora de usar a câmera, segurá-lo com as duas mãos faz toda a diferença! Uma câmera mais estável produz fotos bem mais nítidas. Além disso, para evitar o tremor da mão, você pode apoiar seus braços ou o smartphone em alguma superfície.

use-as-duas-mao

Aproxime-se do alvo.

Para tirar a foto perfeita, prefira sempre se aproximar do seu alvo em vez de usar o zoom da câmera. A qualidade fica muito superior!

aproxime-se-do-alvo

Atenção para a luz.

A luz pode ser a melhor amiga ou a pior inimiga de um fotógrafo. O segredo é sempre ficar atento a ela, para evitar sombras ou uma superexposição! Sempre que possível, tente fotografar de costas para a fonte de luz.

atencao-para-luz

Dispare mais de uma vez.

Quando você dispara a câmera mais de uma vez, consegue atingir diferentes enquadramentos e graus de luz, que são essenciais para uma boa fotografia. Se o seu aparelho tem o recurso de fazer disparos automáticos, não deixe de usá-lo! Caso você esteja fotografando pessoas, pode conseguir cliques bem mais espontâneos dessa forma. 😉

dispare-mais-de-uma-vez

Brinque com os filtros.

Os apps podem ajudar você a realçar as cores da foto, corrigir problemas de iluminação e também inserir filtros diferentes nas imagens! Mas, para que as fotos tenham um efeito mais natural, a gente recomenda o uso moderado desses ajustes. Se a intenção for só se divertir, abuse dos filtros, stickers e efeitos divertidos que os aplicativos oferecem!

brinque-com-o-filtro

Seja criativo.

A criatividade é o que vai fazer sua foto se destacar do lugar-comum! Nossa dica é aproveitar ao máximo o ambiente e os elementos ao seu redor, mostrando-os com um olhar só seu.

O fotógrafo Flávio Teperman, que também ministra o workshop Photo Salon, completa com as dicas de expert: “Como o celular já ajusta a fotometria para o usuário, temos a liberdade de nos concentrar apenas no enquadramento e no ângulo, o que é uma baita vantagem. Não se esqueça de sempre manter uma distância mínima no caso de retratos, para não deformar a pessoa. Especificar onde você quer o foco também é uma solução para controlar a luminosidade e fazer uma boa foto”, finaliza.

Agora que você já aprendeu a configurar sua câmera, capriche nos cliques e mostre pra gente usando a hashtag #motofoto! \o/