Como evitar novo golpe no whatsapp

Recentemente surgiu um novo golpe que atinge usuários de WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas por celular. Com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia, os falsários conseguem clonar as contas para pedir dinheiro a parentas e amigos das vítimas.

O esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando transferências bancárias.

Para proteger seu whatsapp é simples: na quinta-feira (9), o WhatsApp liberou para todos os usuários um recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso você (ou um golpista) ative seu WhatsApp em outro celular, precisará, além do SMS de verificação (que poderia ser interceptado ou desviado para outro chip), uma senha de 6 dígitos que só você possui.

Verificação em duas etapas

A Verificação em duas etapas é um recurso opcional para adicionar ainda mais segurança à sua conta. Ao ativar a verificação em duas etapas, qualquer tentativa de verificação do seu número de telefone no WhatsApp terá que ser acompanhada de um código de acesso de seis dígitos que você criou.

Ativando a verificação em duas etapas no WhatsApp

  1. Para ativar esse recurso seu WhatsApp deve esta atualizada para versão mais recente.
  2. Para ativar a verificação em duas etapas, abra o WhatsApp e vá em: configurações > conta > Verificação em duas etapas > Ativar.
Tela de Configurações do Whatsapp - Foto/Imagens JangadaBR
Tela de Configurações do Whatsapp – Foto/Imagens JangadaBR

3. Você deve digitar um numero de 6 dígitos para ser seu código de acesso, em caso de você ou outra pessoa tentar ativar o WhatsApp em outro aparelho, precisará, além do SMS de verificação o código de acesso de 6 dígitos que você definiu.

Ao ativar este recurso, você terá a opção de inserir um endereço de e-mail. Este endereço de e-mail será utilizado para que o WhatsApp possa lhe enviar um link para desativar a verificação em duas etapas caso você venha a esquecer o seu código de acesso e também servirá como uma proteção à sua conta.

Verificação em duas etapas do Whatsapp - Foto/Imagens jangadaBR
Verificação em duas etapas do Whatsapp – Foto/Imagens jangadaBR

Recomendações

Recomendamos que providencie um endereço de e-mail, pois assim você não corre o risco de ficar sem acesso a sua conta caso se esqueça de seu código de acesso.

Atenção: Para lhe ajudar a lembrar de seu código de acesso, periodicamente o WhatsApp irá lhe pedir que digite código de acesso. Não existe uma opção de desativar este processo sem que a verificação em duas etapas seja desativada.

Importante: Caso você receba um e-mail para desativar a verificação em duas etapas, porém você não se lembra de o ter solicitado, não clique no link, pois alguém pode estar tentando registrar o seu número no WhatsApp.