Como remover a pasta Windows.old após a atualização para o Windows 10

Se você atualizou para o Windows 10 através da atualização automática, os arquivos usados na versão anterior do Windows serão armazenados na pasta Windows.old. O tipo de arquivo na pasta depende do computador.

A pasta Windows.old serve para fazer backup para o antigo sistema, ou seja, se você não gostou do Windows 10 e quer voltar para o Windows 7 e 8, a pasta Windows.old é essencial no processo de restauração.

Depois de usar o Windows 10 por um tempo, por exemplo, uma ou duas semanas, se você tiver certeza de que seus arquivos e configurações estão no lugar onde você queria que eles estivessem, será possível recuperar com segurança o espaço em disco e usar a Limpeza de Disco para excluir a pasta Windows.old.

Aviso:
Antes de usar a Limpeza de Disco, verifique se todos os arquivos e configurações estão no Windows 7, no lugar onde deveriam estar. A exclusão da pasta Windows.old não pode ser desfeita.

O procedimento para deletar a pasta Windows.old também pode ser usado no Windows 7, 8 e 8.1 e pode ser feito por meio da ferramenta de Limpeza de Disco.

1. Para abrir Limpeza de Disco, clique no botão Iniciar . Na caixa de pesquisa, digite Limpeza de Disco e, na lista de resultados, clique em Limpeza de Disco.

Se você for solicitado a escolher uma unidade, clique na unidade na qual o Windows foi recém-instalado e clique em OK.

2. Na caixa de diálogo Limpeza de Disco, na guia Limpeza de Disco, clique em Limpar arquivos do sistema.

Se você for solicitado novamente a escolher uma unidade, clique na unidade na qual o Windows foi recém-instalado e clique em OK.

3. Marque a caixa de seleção Instalações anteriores do Windows e todas as outras caixas de seleção dos arquivos que deseja excluir. Em seguida, clique em OK.

4. Na mensagem exibida, clique em Excluir Arquivos.

Mesmo com a exclusão da versão anterior do Windows, a pasta Windows.old pode continuar no seu disco rígido, mas com um tamanho bem menor. Na teoria, a mesma é mantida devido ainda utilizar algum arquivo da versão anterior do Windows.