Como utilizar o Telegram no seu Android, iOS e Windows Phone

Telegram
É um aplicativo de mensagens focado em velocidade e segurança. É super rápido, simples, seguro e gratuito. O Telegram sincroniza automaticamente em todos os seus dispositivos e pode ser utilizado em computadores, tablets e telefones. Você pode enviar um número ilimitado de mensagens, fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo (.doc, .zip, .pdf, etc.). Os grupos do Telegram podem ter até 200 pessoas e você pode enviar transmissões para até 100 contatos de cada vez.

O Telegram está oficialmente disponível para dispositivos iOS (versão 6 ou superior) e Android (versão 2.2 ou superior). Suporta também tablets, smartphones e até computadores. O Telegram Messenger foi projetado para o iPhone e iPad — e também funciona em iPods. Temos também um cliente via web oficial para navegadores móveis e desktops, assim como clientes não-oficiais: aplicativos de desktop, versão para dispositivos Windows Phone.

Você pode acessar o Telegram de quantos dispositivos quiser — todos simultaneamente.

Novidades da versão atual
Recentemente alguns recursos do aplicativo, na sua versão mobile (Android), foram atualizados, com destaque para o download automático de mídia em segundo plano, que garante uma melhor manipulação de uploads, por exemplo.

A oferta de serviços como auto-destruição para conversas e sessões de bate-papo criptografados é encarada como um dos pontos fortes do Telegram, evidenciando o seu foco na privacidade dos usuários. Como não podia deixar de ser, esses serviços foram devidamente atualizados. Entre os ajustes feitos no aplicativo também estão inclusos o melhoramento da sua interface de bloqueio, bem como a capacidade de enviar mensagens em segundo plano – permitindo que a mensagem seja entregue mesmo se você precisar forçar o encerramento do app.

Nesta nova versão foram realizadas, ainda, uma série de correções de bugs e melhorias para tornar as coisas bem mais estáveis para você. Então não espere mais, faça download do Telegram e envie textos, emoticons, fotos e vídeos aos seus contatos!

Passo a Passo

2015-02-26 00.00.54
Tela de apresentação do aplicativo

O primeiro a fazer é baixar e instalar o Telegram desde a loja do aplicativo Google Play no caso de um Android, na  App Store no caso do iPhone e para Windows Phone através da loja Windows Store. Neste Tutoria utilizamos um Smartphone Android para testa, mais no Windows Phone e iOS a inalação e a mesma mudando alguns aspectos.

2015-02-26 00.01.07
Tela de inserir seu numero

 

O seguinte é proporcionar um número de telefone, ao fazer isso o servidor enviará uma mensagem SMS com um código de 4 dígitos que serve para verificar o número telefônico que foi proporcionado. Devemos então introduzir esse código no lugar correspondente do aplicativo para continuar com o processo de registro. Isso inclui adicionar um nome de usuário assim como uma foto para o perfil.

Ao terminar esse passo damos ao botão “seguinte” e a continuação devemos consentir a permissão do aplicativo para que tenha acesso à nossa lista de endereços e que possa adicionar a todos nossos contatos que já estão utilizando o Telegram, tudo isso de forma automática.

Contatos

2015-02-26 00.44.18
Tela do seus conatos

Ao clicar na lista de contatos à esquerda na parte inferior da tela, o aplicativo mostrará todos os contatos que atualmente também o estão utilizando, assim como os que ainda não o fazem. Imediatamente podemos enviar um convite a esses contatos que ainda não possuem o Telegram, simplesmente apertando o botão no seu nome.

2015-02-26 00.57.32
Tela de enviar convite para seu contato

 

Iniciando Conversas
Para iniciar uma conversa com qualquer dos nossos contatos só devemos pressionar sobre o seu nome, igualmente como fazemos com qualquer outro aplicativo de mensagens, aquí também temos um lugar de redação para escrever mensagens SMS na parte baixa da tela.

2015-02-26 01.00.49
Tela de Conversas

 

Se queremos enviar uma imagem, video, documentos ou simplesmente compartilhar nossa localização atual, também se pode fazer. Para isso só temos que pressionar o ícone do clip localizado ao lado do lugar da redação e a seguir selecionar o tipo de informação que queremos enviar.

2015-02-26 01.39.20
Tela para selecionar arquivos

 

Chat Secreto
O Telegram oferece a opção de manter conversações secretas na qual devemos aceder simplesmente à lista de contatos, depois selecionar a opção “novo chat secreto” (chat é o mesmo que bate-papo) e finalmente o contato com quem queremos conversar em segredo um “chat secreto” ou bate- papo secreto, significa que ninguém inclusive o própio servidor poderá aceder ao “chat”, por tanto é totalmente seguro.

2015-02-26 01.19.29
Tela do Novo Chat Secreto

 

Personalizando
Cada contato tem o seu próprio perfil com nome, foto, status (online e offline), número de celular e muito mais podendo ser personalizados. O software permite que o usuário procure contatos ou nomes dos grupos no sistema de busca do aplicativo e ainda oferece a opção de bloquear pessoas. Também é possível ativar ou não as notificações de mensagens.

2015-02-26 02.52.00
Tela escolha de papel de parede

Finalmente, sugerimos para dar um toque pessoal, o Telegram também permite estabelecer uma tela de fundo personalizada para a janela do “chat” . Nesse caso só temos que pressionar na guia Configuração o menu “Papel de Parede”, ao clicar selecione as imagens disponíveis  utilizando o álbum  ou arquivo do celular.

 

Fonte: Telegram, Tech Tudo