Cyanogen OS passa a usar Cortana e deixa Google Now de lado

Não é segredo que os desenvolvedores da Cyanogen pretendem substituir os serviços da Google utilizados no Cyanogen OS pelos da Microsoft. Depois de adicionar serviços como o Skype, o OneDrive e o Outlook, agora é a vez de substituir o Google Now pela Cortana, o assistente de voz da Microsoft. Mas será que a Cyanogen consegue integrar este aplicativo ao restante do sistema operacional tão bem quanto o assistente do Google?

Em entrevista ao IB Times, o CEO da empresa, Kirt McMaster, confirmou a novidade e disse que tal movimento é necessário para que os usuários aproveitem todo o potencial do assistente de voz da Microsoft:

“A Cyanogen está trabalhando com a Microsoft para integrar a Cortana à próxima versão do Cyanogen OS. Esta é a chave para impulsionar a Cyanogen para o mercado de massa. Atualmente, a Cortana está disponível como um aplicativo para Android, mas para que possa fazer uma diferença real, é preciso que o aplicativo seja integrado ao sistema operacional para que possamos aproveitar todo o seu potencial.”

A questão aqui é se a Cyanogen será capaz de oferecer a mesma qualidade de serviço que os usuários do Android possuem hoje com o Google Now, como receber informações com base na localização, lembretes de eventos e busca na internet e no próprio celular. A Cortana é um dos melhores serviços que a Microsoft oferece para os usuários do WindowsPhone e mesmo na versão beta para Android já conquistou alguns fãs. Será muito interessante ver como o Cyanogen OS irá incorporar o assistente de voz ao nível do sistema, mas isso não deve ser um problema para a equipe de McMaster.

Contudo, depois de declarar que “quer tirar o Android do Google”, com este movimento a Cyanogen pode até se afastar da gigante das buscas, mas está definitivamente caminhando na direção oposta da “liberdade”. Vale ainda lembrar que o Cyanogen OS não é a ROM customizada CyanogenMod, e para tê-lo é necessário comprar um dispositivo rodando com tal plataforma móvel.

E aí, você gostaria de testar o Cyanogen OS? Qual é o melhor assistente de voz para smartphones na sua opinião?