Equipe da Microsoft monta PC que roda jogos em resolução 12K

O time do Extreme Windowsblog oficial da Microsoft, decidiu deixar com inveja todos os entusiastas do PC como plataforma de games. A equipe, comandanda pelo programador Gavin Gear, conseguiu rodar o jogo DiRT 3 em resolução de 12K, com picos de 150 quadros por segundo.

Mas antes de pensar em reproduzir a técnica, saiba que ela custa caro (e muito!). Para montar a tela, foram usados três monitores Sharp de 32 polegadas, que, somados custam US$ 15 mil. O suporte a estes displays foi feito com placas ASUS HD 7970 DirectCU II.

Com os três monitores rodando na potência máxima, Gavin Gear precisou de uma “gambiarra”. As placas não suportam a configuração, então ele contatou seu amigo Jeff, que trabalha na AMD, para enviar um driver customizado.

Para montar o projeto final, três placas de vídeo foram ligadas em Crossfire para conseguir rodar o jogo de forma lisa. Com apenas duas placas, o game foi executado em apenas 8 frames por segundo.

Com todo este poder, veio a contrapartida: o consumo de energia ficou alto demais, chegando à casa de 750W, rodando o jogo na casa dos 60 frames por segundo. A fonte, que já havia sido instalada externamente para abrir espaço no gabinete para as placas, não aguentou alguns minutos de jogo e o computador foi reiniciado automaticamente.