[Guia] Criando pendrive bootável do windows com prompt de comando (CMD)

Tenho visto que muitos pessoas tem procurado um tutorial bem explicativo a respeito de criação de um pendrive bootável do Windows, seja ele XP, 7, 8 ou 8.1. Para criar o pendrive bootável do Windows, no meu caso utilizarei uma ISO do Windows 7 contendo todas as versão 32 e 64Bits (A.I.O) ou um DVD de Instalação. Dependendo do Windows alguns comando no prompt de comando (CMD) podem mudar.

Passo a Passo:
1. Plug seu pendrive na porta USB e mova todo o conteúdo para um local seguro no seu HD, pois todo conteúdo será APAGADO!
2. Abra o prompt de comando (CMD) como ADMINISTRADOR, para isso:

    • No Windows 7: Clique no menu iniciar>Todos os Programas>Acessórios e clique com o botão direito do mouse em prompt de comando (CMD), em seguida em “Executar como Administrador”.
    • No Windows 8, 8.1 e 10: No caso do 8 e 8.1 utilize o pesquisar (Winkey + Q). para executar como administrador clique com botão direito.
    • Windows XP:
    não necessitar executar como administrador.

3. Com o Prompt aberto digite o comando DISKPARTe pressionando a tecla <Enter> o UAC (User Account Control) pedirá permissão para executar o Clicando em Sim, abrirá outra tela com o Prompt do DISKPARTcomo mostro nas duas imagens a seguir.

prompt_cmd
Tela do Prompt de Comando (CMD)
tela_do_diskpart
Tela do DiskPart

4. Na tela do prompt do DISKPART, digite LIST DISK  e depois tecle <Enter>.  Aparecerão as informações referentes aos discos conectados ao computador, conforme mostrado abaixo.

tela_do_diskpart_list-disk

5. A seguir,  digitaremos o comando SELECT DISK Nº, onde Nº será o número do disco referente ao Pen Drive, no meu caso é o número 1. Tome cuidado para não digitar o número correspondente a outro disco.

6. Agora que a unidade USB está selecionada, os próximos comandos irão preparar o Pen Drive para receber os arquivos de instalação Windows.

7. Digite CLEAN e depois tecle <Enter>. Este comando limpará tudo o que tiver dentro do Pen Drive.

8. Após o comando de limpeza, criaremos a partição primária no Pen Drive com o comando CREATE PARTITION PRIMARY. Lembrando que sempre após digitar um comando, pressionar tecla <Enter>, para executá-lo.

9. A seguir usaremos o comando FORMAT FS=FAT32 QUICK, que formatará o Pen Drive para o formato Fat32 e a0 usar a opção Quick (não é o fundamental), fará o processo de formatação de forma rápida.

10. Terminada a formatação digite ACTIVE e depois tecle <Enter>, para ativar a partição.

11. Digite EXIT  e tecle <Enter> para sair do Prompt do DISKPART – pode estar fechando a janela do Prompt de Comando também.

12. Terminado os processos acima, com a mídia de DVD do Windows na leitora, copie todos os arquivos e pastas do DVD  para a unidade referente ao Pen Drive. Caso esteja utilizando uma ISO extraia com o Winrar e copie todos os arquivos para dentro do Pen Drive.

13. Pronto! Agora o Pen Drive já está pronto para ser utilizado como Boot</strong




  • Railson Almeida

    Excelente tópico, deu muito certo aqui.

  • Lenon

    Deu certinho aqui, valeu!

  • Sidney Bg

    vai no painel de controle, entra em ferramentas administrativas, gerenciamento do computador, gerenciamento de disco, e clica com direito na unidade do pendrive e clica em atribuir letra de unidade, caso o pendrive não aparecer no windows explorer 🙂

    • Ariana Victoria

      Muito obrigada! Foi bastante útil!

      • Sidney Bg

        Dinada! Qualquer coisa manda um email no [email protected] q tento ajudar mais

  • Sou Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Informática e acho, mais eficas nesta ordem, é claro que muda pouca coisa pra ordem que o blogueiro ensinou, não estou aqui para desmerecer ninguém.:
    com o botão direito do mouse sobre o CMD abra-o como Administrador, com ele aberto digite:

    diskpart (inicia a ferramenta no cmd)

    list disk N/ list volume (lista os discos ou volumes conectados ao computador, caso queira usar um volume como unidade de formataçã e nao um pendrive ou caso queira formtar um volume(partição) para instalar outro sistema.

    select disk Nº /select volume Nº (seleciona o disco de sua necessidade)

    clean (limpa todas as partições existentes no disco selecionado)

    create partition primary (cria uma partição primaria no disco ou volume selecionado)

    active (marca a partição que acabamos de criar para o disco ou volume como ATIVO e é isto quem faz de fato a unidade ou volume ficar bootável)

    format fs=ntfs quick (para windows 7,8, 8.1, 10) / format fs=fat32 quick (windows xp, vista(tbm reconhece fat32 mais caso queira pode usar ntfs)) (formata a unidade ou volume selecionado para o formato desejado)

    assign (para atribuir uma letra a unidade removível)

    exit (para sair do diskpart)

    exit (para sair do cmd)

  • Regina Celia Raymundo Raymundo

    muito bom mesmo…

  • Adalberto Bispo

    faltou ASSIGN…depois de active. mais blz

    • Ariana Victoria

      Não funciona sem o ASSIGN?!

      • Carlos Henrique

        sem o assign ele não vai inserir uma letra de unidade automaticamente

  • Camiily DiiGo GaBii

    posso usar linux no lugar da imagem windows ?

    • creio que não funcione, não cheguei a testar.