Opera introduz uma nova identidade visual no seu logotipo

Com o lançamento da sua versão mais recente, o Opera introduziu uma nova identidade desenvolvida internamente, em colaboração com a empresa local Anti para identidade visual e com a DixonBaxi com sede em Londres para marca global e estratégia criativa.

Opera Rebrand (Foto: Repropdução/ 100% Design)
Opera Rebrand (Foto: Reprodução/ 100% Design)

Lançado em 1995, o Opera é um navegador desenvolvido pela Opera Software ASA em Olso na Noruega. O navegador serve 350 milhões de usuários em suas versões para desktop e mobile. Mais ou menos, o Opera é quinto navegador preferido e perde em popularidade para o Chrome, Safari, Firefox e Internet Explorer.

A marca sempre se caracterizou por apresentar um “O” vermelho em seu logotipo, e, nessa nova atualização, manteve essa mesma ideia conceitual. Mesmo então não apresentando uma novidade, o resultado dessa atualização é, sem dúvida, o mais forte e interessante já feito em comparação com as versões anteriores (veja o vídeo logo abaixo).

A execução do novo “O” é agradável. Imediatamente dá uma sensação adequada de volume e tem uma excelente nitidez. O tipo “Opera” agora é escrito em uma fonte sem serifa (sans) geométrica. Não é incrível, mas também não está errado, pois harmoniza com o anel vermelho, apesar de ser que a versão completa tem muitos círculos de uma vez.