Reactions o novo botão “curtir” do Facebook

O Facebook sempre afirmou que não iria criar um botão “Não Curti”, mas afirmou que iria criar uma opção para expressar outro tipo de sentimentos. Assim surge o Reactions, que já está em fase de testes.

O novo botão “curtir” do Facebook começou a ser testado nesta quinta-feira. Nomeada como “Reactions”, a ferramenta dá mais opções para os internautas se expressarem na rede social. Com o dispositivo, os usuários podem escolher emoticons diferentes, como um coração e uma risada. O botão já está disponível na Irlanda e na Espanha para testes, antes de ser expandida para outros países.

A novidade foi divulgada por meio da página do criador do Facebook, Mark Zuckerberg. “Por diversas vezes, as pessoas pediram para adicionar um botão “não curti”. Às vezes você só quer uma forma de expressar empatia. Essas reações nos dão mais caminhos para expressar amor, humor e tristeza. Não é um botão para dizer que você não gosta de algo, mas apenas vai te dar mais poder para expressar mais facilmente sua empatia”, explicou.

Entre os seis sentimentos que os novos emoticons expressam estão tristeza e raiva. No computador, eles aparecem quando você mantém o ponteiro do mouse por algum tempo sobre o Like e, no smartphone, após pressionar e segurar o Like. São opções suficientes para que as pessoas deixem claro o que sentiram quando viram o post, mas há rumores de que essa paleta aumentará futuramente – o que não me parece boa ideia.

Ainda não é o tão esperado botão “não curti”, mas a ferramenta ajudará os usuários a expressar seus sentimentos.